Chinelo-Masculino

Como usar chinelo masculino? 6 dicas essenciais para usar sem medo de errar

Você já se pegou alguma vez colocando um chinelo masculino e ficando na dúvida se aquela era uma ocasião para usar esse tipo de calçado?

Ou então você já quis muito colocar um chinelo para ficar confortável, mas não sabia como complementar o visual mantendo o estilo e sem parecer desleixado?

Fique tranquilo porque você não está sozinho! Essas dúvidas já passaram pela cabeça de muitos homens.

O chinelo masculino é uma peça importantíssima no armário de todo homem moderno e é o xodó de muitos. Há quem não viva sem e quem não saiba usar outro calçado nas horas vagas. 

Mas como tudo na vida é importante saber onde e como usar. Até para quem faz o estilo largadão é fundamental ficar atento a alguns detalhes.

O verão está aí, e é nessa estação que a gente não quer saber de outro “pisante” durante o dia e às vezes até à noite. Essa época do ano pede roupas mais leves e descomplicadas, afinal, nada mais importante do que andar confortável por aí no calor

Então se liga nestas dicas que preparamos para você e abuse do chinelo masculino.  

História do chinelo masculino

Antes de mais nada, eu sempre gosto de falar um pouco sobre a história das peças que abordamos. Já fizemos isso com os colares masculinos e os bonés.

Isso é importante para entendermos como tudo começou e, consequentemente, o uso no dia a dia.

Os chinelos, que hoje têm uma imagem de peça ligada exclusivamente aos momentos de lazer, foram criados como instrumento de trabalho há mais de seis mil anos. Os Sunitas criaram os primeiros moldes para pescar na beira dos rios.

Eles não foram os únicos. Outras civilizações, como os egípcios e os indianos, também criaram suas versões, que eram bem diferente das atuais. 

O modelo do chinelo popular atual foi inspirado em sandálias japoneses após a Segunda Guerra Mundial, quando o Japão começou a se abrir para o mundo e a fazer intercâmbio principalmente com os Estados Unidos durante o início do milagre econômico japonês.

Como você bem deve saber, a Havaianas foi a grande responsável por popularizar os famosos chinelos no Brasil, inspirada justamente pela sandália japonesa (como ela própria reconhece aqui).

A marca brasileira iniciou as suas atividades no começo da década de 60. Logo a ideia se popularizou, e hoje é utilizado em vários países do mundo e é quase um símbolo brasileiro.

Hoje em dia, a Havaianas é muito querida pelos brasileiros e detém a maior parte do mercado, mas está longe de ser a única a produzir esses chinelos no Brasil. No início dos anos 2.000, a Ipanema entrou forte no segmento contratando Gisele Bündchen como modelo.

E há algum tempo, várias outras marcas também entraram nessa, como Calvin Klein, Oakley e Osklen. 

Quem ganha? O público! 

Entenda

Chinelo-Masculino33
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Chinelo não é apenas aquele modelo tradicional com uma tira de borracha. Esse é o mais popular, mas está longe de ser o único.

Chinelo é um calçado plano, aberto e com o formato aproximado do contorno dos pés. Se a peça tiver alguma elevação embaixo – como um tênis ou sapato – e for aberto, então é uma sandália (que também se caracteriza por ser fechada no calcanhar).

Chinelo é um tipo de sandália. Mas sem tretas, porque é tudo da mesma família e o uso é bastante parecido. Então colocamos tudo aqui.

Se liga nas dicas de como usar chinelo masculino:

1. Varie o tipo de chinelo masculino de dedo

Quando escutamos a palavra chinelo, muitas pessoas pensam imediatamente no modelo básico de dedo, feito de borracha. Esse tipo é bem casual, perfeito para a praia ou para ficar em casa.

Hoje em dia, alguns modelos mais elaborados e estampados estão na moda e acompanham muito bem um visual despojado, com bermudas e camisetas divertidas por exemplo, para ir ao shopping, ao parque ou qualquer programa mais informal no dia a dia. 

Uma alternativa com um pouco mais de estilo, mas a mesma dose de conforto, é o chinelo de dedo feito com tiras de couro em vez da borracha. Ele fica muito bem com calças de tecidos mais leves e bermudas. É uma ótima escolha para um visual casual urbano.

Já as bermudas estilo surf wear combinam melhor com o modelo de borracha mesmo.

 


2. Aposte em modelos diferentes

O chinelo de tecido, no estilo alpargata ou espadrilles, virou tendência nas últimas temporadas. Feito de tecido de lona com solado em corda e borracha, é um acessório que vai bem da praia à balada em uma cidade do litoral, por exemplo. 

como usar chinelo masculino 2
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

O chinelo slipon é um modelo com uma tira horizontal, muito popular nos anos 90 e que retornou com força nos últimos anos. As peças atuais têm tiras estampadas ou trabalhadas, em couro ou lona, que deixam o visual bem interessante e estiloso.

Para combinar, use a mesma lógica dos chinelos de couro. Com bermudas de sarja, camisetascamisas estampadas, você vai ficar super bem-vestido. 

3. Tenha mais de um modelo de chinelo masculino

Nós, homens, geralmente somos extremamente fiéis a algumas coisas que não necessariamente exigem nossa fidelidade.

Obviamente, eu não estou falando de relacionamentos, mas de outros assuntos, como por exemplo os nossos chinelos.

Como Usar Chinelo masculino
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Se você tem mais de um modelo, parabéns. Porém, mesmo assim, tenho certeza que você tem um amigo que só usa o mesmo chinelo há vários anos. E pode ter certeza: se algum dia o chinelo arrebentar, ele ainda vai reclamar do fabricante. 

Geralmente, esses caras usam um chinelo Havaianas branco de tira azul clara, mas o gosto varia bastante também. 

Bem, se você for um desses caras, apenas um recado: você não precisa ser fiel a um chinelo! Você pode variar com opções no seu armário. Fique tranquilo que o chinelo não vai ficar ficar com ciúmes. Tenho certeza que você não tem apenas um tênis, por que diabos você teria apenas um chinelo? E olha que chinelos são bem mais baratos.

O ideal é intercalar o uso dos chinelos para manter a higiene e até para que eles durem mais tempo.

4. Fique atento ao tamanho ideal

Chinelo-Masculino-11
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Quando você usa um sapato fechado, se ele está um pouco mais largo ou apertado, ninguém consegue reparar. 

Porém, com chinelos, seus pés ficam totalmente à mostra. Nesse caso, o tamanho é sim documento. Usar um item em um número maior ou menor pode comprometer totalmente o visual.

O ideal é que o solado do chinelo não ultrapasse muito o calcanhar.

Na hora de comprar,  leve em consideração também que esse tipo de calçado tende a desgastar e pode diminuir um pouco de tamanho com o tempo. 

5 – Saiba onde usar o chinelo masculino

5.1 – Festas íntimas

Em festas familiares ou em festas com amigos íntimos, podemos lançar mão desse acessório.

Primeiro, devemos nos inteirar sobre o ambiente da festa para escolhermos o modelo.

Nesse caso, opte por um chinelo de tiras largas e de couro, na cor marrom ou preta. Para que a produção fique bacana, use calça ou bermuda cargo e camisa de botão de mangas curtas.

5.2 – Passeios

chinelo masculino
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Para esse momento relaxante, os mais variados modelos podem ser usados: de dedo, de tiras largas e de couro, ou até mesmo os mais esportivos.

Para escolher o modelo, pense no conforto e no seu estilo, lembrando que essa dica é válida para momentos de zero formalidade, em que usar o chinelo masculino é mais que permitido.

Para combinar com seu chinelo, use uma bermuda cargo na cor cáqui e uma t-shirt, que pode ser lisa ou estampada

5.3 – Praias

Está na praia? Então use e abuse dos chinelos de dedo!

Existem lugares em que é permitido o uso de chinelos tanto na praia quanto nos comércios, como em restaurantes, mesmo o estabelecimento sendo mais refinado.

Então, abuse do modelo que você mais gosta. No Brasil os preferidos dos homens são os chinelos de dedo, mas você pode optar por outros modelos.

Para combinar com a ocasião e o lugar, o legal é usar os chinelos com uma bermuda de tactel ou nylon e uma t-shirt.

5.4 – Festas

O uso do chinelo em produções para festas formais é polêmico, porém permitido em alguns eventos principalmente em cidades praianas.

Homens que são mais próximos do mundo da moda e gostam de se divertir com o visual podem apostar nessa tendência. 

Nesses casos, lembre-se de que é preciso se informar antes sobre as regras da festa para não acontecer imprevistos.

O chinelo masculino é um item moderno e descontraído que tem tudo a ver com o clima casual urbano.

No verão, para refrescar os pés, ele é nosso melhor aliado. Invista nesse conforto e curta o calor no maior estilo! 

6. Mantenha os pés em ordem 

Por último, a dica que parece a mais óbvia de todas. Mas não é bem assim.

Com certeza você conhece vários caras por ai com os pés totalmente zoados. 

Se for defeito de fábrica, tudo bem, é perdoável. Mas se for mal cuidado, falta de higiene e garras de Wolwerine, pode tirar sarro à vontade.

Muitos homens não ligam para os pés, mas com os chinelos eles ficam bem à mostra. Então, é importante ficar ligado e cuidar da aparência deles como qualquer outra parte do seu corpo.

como usar chinelo masculino
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Não precisa fazer as unhas em pedicures, mas dar um trato de vez em quando não custa nada.

Afinal, nada adianta você criar um visual bacana com o chinelo se o seu pé estiver praticamente podre. Todas as dicas ai em cima terão sido em vão.

Mulheres olham para os pés, acredite. Aliás, elas reparam em tudo. 

Mantenha o pé limpo e as unhas aparadas. Se você reparar algum outro tipo de problema mais complexo, procure o especialista, que no caso é o podólogo. Esse profissional vai diminuir calos, além de tratar de questões como fungos e micoses, que deixam as unhas com um aspecto ruim. 

Conclusão sobre como usar chinelo masculino

O chinelo é uma das peças mais queridas pela maioria dos homens. Após ler este conteúdo, tenho certeza que você vai usa-lo com mais segurança de agora em diante. 

Os chinelos também são ótimas opções para dar de presente para quem você gosta.

 
 

Share This