Como usar boné

Como usar boné? Tudo que um homem precisa saber para ficar bem com esse acessório

O boné é um dos acessórios mais polêmicos do vestuário masculino! Isso é um fato. 

quem ame boné, seja para compor o visual, para fazer o estilo mais descolado, ou simplesmente para esconder o cabelo e proteger do sol. E há quem odeie e considere um acessório de adolescentes ou de rapper. 

Nós fazemos parte do primeiro grupo, claro. Mas existem as maneiras certas para compor o visual com muito estilo sem ficar com cara de moleque ou do 50 Cent.

Hoje, nós queremos lhe ajudar e mostrar como usar boné.

É possível encontrar bonés de diferentes tipos, por isso, é importante saber qual estilo mais combina com o seu tipo de rosto, com o seu tamanho, estilo, entre outros fatores

Neste post você verá:

  • História dos bonés
  • Higiene
  • Bonés para cada estilo de rosto
  • Como usar boné de acordo com a sua estatura
  • Tipos de bonés
  • Os estilos de bonés
  • Os tipos de abas
  • Conclusão

Então vamos lá?

História dos bonés

Apesar de algumas peças semelhantes terem sido registradas em vários momentos da história (a 1ª há mais de 6 mil anos) para proteger a cabeça, foi no beisebol que a peça se consolidou no século XIX, nos Estados Unidos, através de um time amador chamado Brooklyn Excelsiors, em 1860.

De tanto os jogadores usarem para se protegerem dos raios do sol, o acessório se popularizou entre os jovens norte-americanos da época após avanços do material, que antes era feito de palha e lã.

Com as melhorias, o uso de tecidos e os escudos dos times de beisebol estampados, os bonés ganharam versões bem próximas às que vemos hoje e se popularizaram no mundo inteiro.

Primeiro, por outros esportistas, como skatistas, tenistas, golfistas e surfistas. Depois, pelos jovens buscando versões mais descoladas aos populares chapéus.

Portanto, essa história de que é coisa de adolescente não tem razão histórica. A peça foi sim incorporada primeiramente pelos jovens, mas os responsáveis pela popularização do acessório foram os esportistas.

Até Barack Obama, simplesmente o homem mais poderoso do mundo, usa boné:

Então, não dê ouvidos mais a esse papo de que boné é coisa de adolescente. Como tudo na vida, basta saber como e onde usar. 

Inclusive, modelos de apenas uma cor bem semelhantes aos popularizados pelo Beisebol voltaram à moda recentemente. Eles são chamados de Dad Hat (falaremos disso mais adiante). 

  • Segundo nosso amigo Wikipedia, a palavra boné veio da palavra francesa “bonnet”, que por sua vez descende do Latim medieval “obunnis”, que significa “espécie de capa”.

Higiene

Antes de mais nada, é preciso acabar com o mito de que usar boné causa calvice e caspa. 

O que causa caspa e outros problemas no cabelo é o uso incorreto do boné!

Se você usar boné o dia inteiro e todos os dias, uma hora ou outra isso vai lhe trazer problemas. O couro cabeludo precisa respirar. Utilize o acessório apenas em algumas ocasiões e, quando estiver em casa, nem pense nele.

Outro fator importante é sempre usar boné com o cabelo seco. Não caia na besteira de coloca-lo logo após um banho ou de entrar na piscina ou no mar.

Outra dica é sempre lavar o seu boné. Você não passa meses sem lavar uma camisa, não é mesmo? Por que diabos você acha que pode fazer isso com seu boné?

Higiene é um dos aspectos fundamentais para você saber como usar boné da maneira correta. 

Ah… Se você curte boné, eu sei que já usou pelo menos uma vez um de outra pessoa. Mas ficar usando boné do(s) seu(s) amigo(s) não é uma boa ideia, assim como também não é sair emprestando os seus por aí. 

 


Um modelo de boné para cada tipo de rosto

Antes de começarmos a falar sobre a variedade de estilos e tipos de bonés, é importante que você saiba qual modelo fica melhor com o seu tipo de rosto, para aproveitar todo o potencial que esse acessório tem a oferecer.

Munido das informações abaixo, você terá muito mais capacidade para saber como usar boné da melhor maneira possível.

Bonés para rosto arredondado

O melhor modelo para quem tem rosto arredondado ou oval é o boné de aba reta. Usar boné com a aba virada para trás não é uma boa dica para quem tem esse formato de rosto.

Boné para rostos longos

Se você tem o rosto com um formato longo, procure usar boné com a aba virada para trás. Ao usa-lo com a aba de frente, seu rosto passará a impressão de ser ainda mais alongado.

Boné para rostos finos

Procure usar boné com a aba curvada e/ou use virado para trás, para não ultrapassar as linhas mais largas do seu rosto.

Boné para rostos quadrados

Para quem tem rosto com o formato quadrado, o ideal seria usar os modelos com abas curvadas. Você também pode tentar usar os de modelo militar.

Como usar boné de acordo com a sua estatura

Com as informações do acessório para cada estilo de rosto, você irá escolher quais os tipos e estilos de boné usar. 

Agora, você saberá como usar de acordo com a sua estatura. 

Se você for baixo, use o boné sempre apontando para cima. Usar o boné na mesma cor do cabelo também é uma boa ideia.

Para os mais altos, o melhor é usar modelos cuja aba aponte para o centro.

Os estilos de bonés

Boné Estampado

A dica para usar bonés estampados é incorporá-los a um visual mais básico, deixando que o boné seja a peça que mais chame atenção. Ele poderá dar um grande diferencial no seu estilo

Esse tipo de boné é mais usado no dia a dia, em ocasiões mais informais.

Vale usar boné assim com camisa também, e não só com camisetas, desde que o modelo de camisa seja mais despojado.

A estampa pode ser em todo o boné ou só na aba (como na foto acima). Tanto faz. As dicas aqui valem para todos os casos 😉

Boné Monocromático

O boné de uma cor finaliza muito bem um visual em diferentes circunstâncias. 

Por exemplo, você pode estar com uma roupa mais neutra e escolher um boné de cor forte e diferente para ser a peça com mais destaque. 

Ou então, você pode escolher um boné com a cor mais neutra e optar por uma camiseta estampada ou de cor mais chamativa. Nesse caso, a camiseta que será a peça de mais destaque. 

E por último, você pode escolher um boné de cor única que combine com a cor de uma das outras peças que você está usando.

Em todos os casos são ótimas soluções para incrementar no seu estilo. 

Bonés Neutros

Esses bonés possuem mais de uma cor e, geralmente, são mais fechados, com aspecto mais discreto para o boné.

Nesse caso, o ideal é combinar bem com o restante do vestuário sem que uma peça precise se destacar mais no visual. 

Tipos de bonés

Boné Snapback

O boné Snapback é o que possui aquele famoso acessório de plástico para ajuste de tamanho.

Se você é daqueles que curte sempre variar os estilos, escolha o snapback. Você pode deixar o boné mais justo ou mais largo, dependendo de como você estiver no dia. 

Trucker Cap

O Trucker Cap é um tradicional modelo que voltou à moda recentemente. O seu grande diferencial é essa telinha na parte traseira, que dá um respiro maior para o coro cabeludo.

Sem dúvida, esse tipo de boné é o mais indicado para um dia ensolarado. 

Boné Strapback

Por fim, o último tipo de boné não é tão famoso.

O Strapback possui uma outra forma de ajuste à cabeça, com uma espécie de fivela de metal. Pode ser uma alternativa caso você goste de ajustar o tamanho do boné e não curta o snapback. 

Tipos de abas

Aba curva

As abas curvas são os tipos mais tradicionais de abas.

Afinal, tudo começou para as pessoas protegerem suas visões dos raios solares, e o melhor jeito de fazer isso é com as abas mais arredondadas.

Então, se você utilizar o boné para qualquer prática esportiva, como tênis, golf, uma simples corrida ou o goleirão da década de 90, opte pelo boné de aba curva, que também é o melhor modelo para ir para a praia ou um clube.

Esse tipo de aba também é o mais indicado se você já não for tão jovem mais

Aba reta

O boné de aba reta é o que demanda maior estilo e, hoje, é o mais popular entre os jovens. Afinal, ele demonstra certa rebeldia com uma pegada de skatista.

O boné de aba reto já foi marginalizado há um tempo, mas isso é passado. 

Ele ficou famoso pelo uso dos rappers norte-americanos na década de 90 e se popularizou principalmente pelo sucesso da New Era, que hoje é uma marca que vale bilhões de dólares.  

Conclusão sobre como usar boné

como usar boné
  • Facebook
  • Twitter
  • Google+
  • LinkedIn

Como vimos, o boné é um dos principais acessórios masculinos capazes de garantir um estilo despojado no vestuário. 

Para você ficar bem, basta saber como usar boné e considerar todas as variáveis desse acessório. Neste post, demos diversas dicas para ajudar você na hora da escolha. Mas, claro, tudo depende do estilo de cada pessoa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This
Navegação